terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

UMA DISCÓRDIA QUE TEM SE PERPETUADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO

A cada dia me preocupa mais a total falta de formação para a política que as novas gerações de santanenses têm.
A terra: que nos deu os antepassados, a história, as condições químicas, biológicas, sociais, culturais e religiosas para nos constituirmos,deveria ser um ponto de união e mútuo trabalho; algo acima das diferenças de pensamento, opiniões, escolhas, partidos políticos, etc e etc.
No entanto, nossos políticos, muitas das autoridades das diversas instâncias das instituições de nossa cidade, talvez porque também lhes falte a formação ou mesmo a firme decisão de promover o bem comum, perpetuam: as disputas, as rixas, as intrigas, as discórdias, os vícios, a falta de senso crítico, a falta de promoção social e da autonomia de cada cidadão!
Por seu turno, os cidadãos, embora tenham o bom exemplo de bons políticos, preferem seguir a normal cultural instituída desde os séculos mais remotos: "mateus, primeiro os teus!"
A divisão entre os entes de uma mesma cidade se perpetua de geração em geração. As reais motivações que deveriam haver nos corações não existem. A hipocrisia é reinante. A falta de humildade necessária para que cada um assuma seus erros, perdoe e recomece: inexiste, dando lugar a perseguições das mais diversas em todas as instituições de Santana do Acaraú.
Neste cenário o que mais me dói é ver crianças reproduzindo o comportamento dos pais: se sabem que o colega é do partido oposto ao do de seus pais, evitam falar com os amigos por medo da reprimenda dos pais que, por sua vez, evitam falar com, os amigos de outro partido por medo de perder os favores do político a quem estão atrelados.
Neste ano Santana fará 150 anos de emanciapção política! Será que somos realmente emancipados?

Um comentário:

  1. O que temos aqui, e isso já se perdura por anos, é uma politica voltada para o EU sem o TÚ. É dificil, concordar com tantas observações suas. Mas, a descrição que faço logo acima do começo desta minha observação, já aponta a essa sua frase: No entanto, nossos políticos, muitas das autoridades das diversas instâncias das instituições de nossa cidade, talvez porque também lhes falte a formação ou mesmo a firme decisão de promover o bem comum, perpetuam: as disputas, as rixas, as intrigas, as discórdias, os vícios, a falta de senso crítico, a falta de promoção social e da autonomia de cada cidadão! - No final das contas meu irmão Leandro, AMOR ao coletivo, isso é uma piada para os tempo de hoje ou de ontem ou como sempre. O que estar em jogo em Santana, é o PODER. Ai! voltamos, á aquela velha máxima: 'quer saber que é fulano, dê o poder a ele". E realmente é isso. O poder corrompe. O ´poder faz com que aquele que estar lá, n]ão vai se lembre de sua promessas ou que se esconda dela ou de seus prometidos.O que devemos nesse momento, ter em mente, n]ão são as paixões politicas, mais a carga ideológica que cada partido vai ter abraça. Ai! aquilo descrevo com muita enfase, até pela pesquisa que faço, com relação a vida, a família. Esses, são pontos cruciais que cada partido deseja formar, a partir de suas bases, como faz o PT, e o PCdoB. Mas, estamos com a casa desarrumada, j[á faz bastante tempo. Isso, tanto no Legislativo, como no executivo. Não podemos deixar, a cargo de Sindicatos ou outras instituições sanguessugas, o direito de (de)formar a população. Temos, que usar todos os canais, para EVANGELIZAR. Essa é a palavra. Porque, se não formar o homem, o resto: Casa, emprego, saúde, segurança, educação, tudo, vai por aguá abaixo.

    ResponderExcluir